5 dicas sobre a importância de ter um jardim em casa

É nos detalhes e nos pequenos pormenores que a decoração da casa ajuda a transmitir aquela sensação acolhedora de conforto e transforma uma casa num lar para toda a família. Para isso, nada mais importante do que trazer a natureza para casa, seja para o seu interior, seja num jardim, numa varanda ou, até mesmo, só na soleira da porta.

Hoje vamos debruçar-nos sobre os aspetos positivos de ter um jardim em casa, ainda que ele se restrinja a uma pequena floreira no parapeito da janela!

Já todos sabemos que é um excelente hobby (para quem gosta, claro…)! Mas além disso permite que se tenha contacto com a natureza, principalmente para quem vive em grandes cidades rodeado de cimento, já que é uma forma de relaxamento ao alcance de todos.

1. Decoração do jardim

O jardim é, normalmente, a primeira coisa de se vê ao chegar a casa, e por isso é tão importante que não seja o sítio da casa que fica para tratar/decorar em último lugar. Da mesma forma que quando conhecemos alguém pela primeira vez podemos ou não sentir empatia pela pessoa, os seus convidados ficarão com aquela primeira impressão através da imagem que o jardim lhes transmitir.

Por outro lado, também será a primeira imagem que absorve ao chegar a sua casa, mas, mais importante ainda, a última quando sair.

Não há dúvidas de que é um bom remédio para a saúde física e mental, uma vez que existem diversas plantas, flores, vasos, decoração e algum gênero de iluminação no jardim decorado. Vai ver que não é difícil tornar o seu jardim no espaço mais acolhedor de sua casa!

2. Espaço zen

O simples facto de observarmos um jardim bem tratado já traz uma enorme sensação de relaxamento. Num dia cansativo de trabalho e rotina, bastam alguns minutos apenas a apreciar e contemplar a natureza para se ficar revigorado!

Para dar um ar ainda mais relaxado, aposte em plantas aromáticas ou que invadam o espaço com um aroma de flores, tais como lavanda ou alfazema.

3. Contacto com a natureza

Essencialmente em cidades grandes onde se vive rodeado mais de cimento do que de verde, ter um jardim, ainda que pequeno e cingido apenas a uma pequena floreira, é um verdadeiro luxo!

O tempo dedicado a cuidar das plantas, quer as de exterior como as de interior, trazem uma sensação de bem-estar inigualável e promovem o contacto quer com terra quer com as próprias que mais parece que absorvem as nossas más energias.

4. Ótimos para crianças

Como já referimos relativamente às grandes cidades e ao distanciamento de quem lá vive da natureza, ter um jardim é indispensável para que os mais pequenos tenham um contato permanente com a natureza!

É interessante plantar bolbos com as crianças e mostrar-lhes o crescimento da planta até à sua formação completa. Explicar-lhes como preparar a terra, a importância de regar, o nome de cada planta e flor. Se forem estimuladas desde pequenas, é provável que se venham a tornar adultos mais interessados também pela natureza, pela terra e pelas plantas.

5. Passatempo

Para que haja uma ocupação fora das horas de trabalho e não se passar o tempo todo nas redes sociais ou em aparelhos eletrónicos, é importante termos um hobby. Ter um hobby que nos alia à natureza e nos relaxa, que mais podemos querer?? Uma excelente opção é manutenção de um jardim.

Fertilizante 5 Litros

O jardim exige cuidados constantes mais para estar sempre com um ar bonito, e essas tarefas que tem de realizar ajudam no poder de concentração. Os resultados são revigorantes quer para a mente quer para o espírito.

Agora que já conhece algumas ideias para o seu jardim, visite a loja online da RIVA para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.riva-office.pt