Como escolher uma calculadora para o seu escritório

A calculadora é um dos acessórios mais usados num escritório e as pessoas nem sempre se dão conta da sua importância no local de trabalho. Há vários tipos de calculadoras que podem ser adquiridas para a sua empresa e todas elas podem ter diferentes usos.

Saiba como escolher uma calculadora para o seu escritório e faça um investimento que lhe vai durar bastante tempo.

O preço da calculadora

As calculadoras de hoje são construídas por vários fabricantes e em diversas formas e tamanhos, variando o preço de acordo com a sofisticação e os recursos oferecidos. Pode encontrar uma calculadora de bolso para cálculos simples por aproximadamente 3 euros/13 reais ou uma calculadora científica mais apetrechada para cálculos mais complexos por cerca de 200 euros/853 reais.

As funcionalidades da calculadora

Tenha em consideração que não deve escolher uma máquina de calcular apenas pelo preço, marca, cor ou design, mas sim pelas suas funcionalidades e se estas são importantes e dão resposta às suas necessidades de trabalho.

Atualmente há poucas marcas que desenvolvem calculadoras profissionais para a área financeira e engenharia por exemplo, sendo a Sharp, Casio, Procalc, Hewlett-Packard (HP) e Texas Instruments (TI) as mais conhecidas e procuradas.

A capacidade da calculadora

A capacidade de uma calculadora varia conforme o seu modelo. Há máquinas de calcular que oferecem possibilidades de cálculos limitados à aritmética básica, passando por outras que oferecem funções trigonométricas ou outras funções matemáticas mais avançadas. As calculadoras mais modernas e avançadas são programáveis e podem apresentar gráficos.

Escolha sempre uma calculadora intuitiva e fácil de usar. Muitas das máquinas de calcular existentes no mercado podem ter funções desnecessárias para o que pretende e para a sua área de atuação, o que o vai fazer perder tempo e investir em algo que verdadeiramente não necessita.

Tipos de calculadoras existentes

À semelhança das empresas que têm secções ou departamentos diferentes, as calculadoras também têm modelos mais indicados para determinadas áreas de trabalho. São elas:

Calculadoras de bolso

calculadora de bolso
Calculadora de bolso – PLUS B-110B

As calculadoras de bolso são de dimensões reduzidas e, como o próprio nome indica, cabem num bolso. Elas são mais usadas para uso pessoal, apesar de serem muito usadas num escritório, e são feitas para executarem os cálculos básicos – as quatro operações básicas mais a raiz quadrada. Normalmente o visor é de LCD.

Calculadoras científicas

Calculadora Casio
Calculadora científica – Casio FX-9750 G II

As calculadoras científicas executam operações mais complexas que uma calculadora convencional de bolso e oferecem mais recursos e funções científicas para quem usa os cálculos matemáticos no desempenho das suas tarefas de trabalho.

São muito usadas para resolução de equações com funções integrais, diferenciais e de probabilidade e podem ser gráficas ou numéricas.

Este tipo de calculadora é mais apropriada para profissionais que necessitem de recursos científicos ou para estudantes da área de engenharia, matemática, arquitetura, física, entre outras.

Calculadoras com rolo

Calculadora de Rolo
Calculadora de rolo – CASIO DR-420RE

Neste tipo de calculadora ou máquina de calcular os visores são normalmente de LCD e a sua capacidade no visor e impressora são de 8, 10, 12 ou 14 dígitos. As impressões no rolo podem ser realizadas por impacto ou térmica.

Este tipo de calculadora pode ser usado num ambiente doméstico e empresarial conforme o modelo escolhido. Há modelos com características específicas e de maiores velocidades de impressão (de 3,5 a 4,1 linhas por segundo por exemplo) que facilitam a realização de tarefas administrativas ou financeiras no seu escritório.

Calculadoras de secretária

A calculadora de secretária é a máquina de calcular com tamanho superior à calculadora de bolso e é própria para ser usada sobre uma secretária.

Normalmente há calculadoras de secretária com 8, 10, 12 e 14 dígitos no visor e este é de LCD. No entanto, também há calculadoras de secretária com visor fluorescente (visor iluminado).

As calculadoras de secretária podem funcionar a bateria, energia solar ou elétrica e são um excelente acessório de trabalho para ter sempre perto de si na sua secretária.

A loja online da Ricardo & Vaz é, sem dúvida, uma excelente opção para o ajudar na escolha da melhor calculadora para o seu escritório. Dispõe de um variado leque de opções que vão com certeza responder aos seus desejos e necessidades. Visite o site www.ricardoevaz.com.

Separator image

Mais informações