Como ser sustentável no local de trabalho

O local de trabalho, seja ele uma loja, um escritório, um estaleiro, é o local onde acabamos por passar grande parte das horas do nosso dia e da nossa vida e onde, muitas das vezes, fazemos as nossas refeições diárias.

É, por essa razão, um ponto essencial a ter em conta se pretendemos levar uma vida sustentável e amiga do ambiente. Vamos então, refletir e verificar quais as medidas e atitudes que poderemos adotar para nos tornarmos mais sustentáveis no nosso dia-a-dia profissional.

O que é ser sustentável

Antes de mais, e sem alongar muito o tema, porque não acredito que não haja quem, em pleno século XXI não tenha já uma ideia do que é ser sustentável, vamos apenas aflorar levemente o conceito.

Cláudia Ganhão, no seu blog com o mesmo nome (https://claudiaganhao.pt/) diz que ser sustentável: é utilizar os recursos que temos disponíveis de forma racional e consciente, sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras, ou seja, garantindo a sua preservação. Podemos também dizer que a sustentabilidade é o desenvolvimento económico baseado no equilíbrio entre os recursos que possuímos e como os utilizamos para nosso benefício.

A sustentabilidade começa com cada um de nós. “O mundo precisa de nós, e nós precisamos do mundo“.

Todos podemos ser sustentáveis! Todos podemos fazer pequenas contribuições diárias, na nossa casa, no nosso trabalho, todos podemos adoptar no dia-a-dia atitudes sustentáveis que ajudem o ambiente, melhoram a qualidade de vida e preservam os recursos para as gerações vindouras.

Nunca se esqueça que é através de pequenas atitudes que surgem as grandes mudanças.

Ninguém o diria melhor. Em suma, a ideia é não deixarmos a nossa pegada no planeta e passarmos de mansinho sem o machucar mais ainda do que aquilo que ele já está. Se possível, irmos ainda mais à frente e tentarmos ajudar as sarar algumas “feridas” que foram sendo criadas ao longo dos tempos.

6 dicas de como ser sustentável no local de trabalho

As dicas que se vão listar são direcionadas para o local de trabalho, é certo. No entanto, nada impede que as mesmas sejam usadas e implementadas em casa, caso ainda não se reduza, recicle ou reutilize.

1. Acabar com o material descartável como copos de plástico e de papel, quer para a água, quer para o café ou chá. Fique a saber que mesmo os copos recicláveis de papel são revestidos por dentro por pequena película plástica, para os tornar impermeáveis.

Copo Fh 350 Ml Vera

Passe a utilizar um copo de vidro ou caneca, cujo material é eternamente reciclável ou

Garrafa Kool – Thyme 500 ml

uma garrafa amiga do ambiente, em ação inoxidável, já que é considerado o material mais reciclável do mundo. Esta prática diminui a produção de lixo.

Mesmo as palhinhas de plástico, um verdadeiro flagelo para os oceanos, devem ser substituídas pelas palhinhas de alumínio, que podem ser transportadas para qualquer lado de tão leves que são.

Palhinhas de Alumínio Rvaz

2. Diminuir o uso de energia

Desligar luzes sempre que nos ausentamos de algum local, que fique sem ninguém, logicamente, como a sala de trabalho, o wc, a cozinha. Desligar impressoras, monitores e quaisquer outras luzes que apenas indicam que está ligado, como dos televisores, das máquinas de café, bem com o ar condicionado.

Sempre que possível, utilize o Skype e outros recursos para fazer reuniões à distância, evitando viagens e a emissão de CO² pela utilização dos meios de transporte.

3. Papel

Imprima só o que for indispensável e, sempre que tal for possível imprimindo o papel de ambos os lados da folha. Folhas impressas só de um lado e que já não são necessárias, podem ser reutilizadas para blocos, ou para deixar recados, para rascunhos.

4. Arejar o local de trabalho

Sempre que o tempo o permitir, areje o local de trabalho, abrindo as janelas por forma a fazer circular o ar, quando está calor e a deixar entrar a luz.

Ter vasos de plantas na sala também ajuda a melhorar a qualidade do ar a estimular a produtividade. Procure plantas que especificamente absorvem toxinas e ajudam a purificar o ar.

Tudo isto, em conjunto, vai reduzir a quantidade de energia utilizada por lâmpadas e ar condicionado.

5. Transporte

Sendo possível, vá para o emprego de transportes públicos. Não sendo, utilize a bicicleta, divida boleia com outros colegas, ou partilhe os lugares de carros através das plataformas existentes na net de boleias. Além de estar a poupar, com toda a certeza, está a contribuir a diminuição da emissão de CO2.

6. Lixo

Separe o lixo doméstico do lixo para reciclar. Se no seu local de trabalho ainda não fazem a separação do lixo para reciclar é apenas uma questão de falar com a empresa municipal de recolha de lixo que ela vos dirá como poderão fazer, uma vez que, habitualmente é diferente da recolha doméstica, mas sem custos adicionais.

Adquiram um balde para reciclagem por forma a comportar os 3 tipos de separação e tornar mais fácil a reciclagem. Com um balde destes sempre à mão não há desculpas para não se reciclar.

Agora que já conhece algumas ideias para de como tornar o seu local de trabalho mais sustentável visite a loja online da Ricardo & Vaz para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com

Separator image

Mais informações