Dicas para poupar nos gastos com material de escritório para empresas

Independentemente de gerir uma empresa de pequena, média ou grande dimensão é provável que esteja a gastar muito dinheiro em material de escritório.

O que a maioria dos gestores não se apercebe é que os gastos com material para escritório podem aumentar exponencialmente se não forem controlados.

Conheça algumas dicas para poupar nos gastos com material de escritório e economize dinheiro para outras despesas igualmente importantes na sua empresa.

Faça uma lista do material de escritório que precisa de comprar

Acompanhe o inventário da sua empresa e faça uma lista do material de escritório que precisa de comprar. Sempre que se desloca a uma loja de material de escritório para empresas, é necessário fazer o seu trabalho de casa, isto é, ver quais os materiais de escritório que estão a acabar e os que ainda se encontram em stock. Assim evitará a compra de material de escritório desnecessário, o que representa uma maior economia de gastos para a sua empresa.

Pesquise online antes de comprar material de escritório

A internet é uma ferramenta preciosa para todos os que procuram informações sobre determinados produtos ou serviços que satisfaçam as suas necessidades.

Uma das melhores coisas sobre pesquisar na internet é a sua capacidade de comparar preços de vários itens – neste caso materiais de escritório – e tudo à distância de um clique.

Portanto, antes de comprar e para poupar nos gastos, é aconselhável que se informe corretamente sobre os preços praticados e os melhores locais para fazer as compras dos materiais para o seu escritório.

Realize compras online

Comprar online

Depois de pesquisar online todas as informações sobre características, locais e preços de materiais de escritório para a sua empresa e, se isso lhe compensar financeiramente, faça compras na internet.

Por vezes, encontram-se descontos, promoções e/ou ofertas espetaculares online (do género desconto de 20% na compra imediata de um produto, pague 2 e leve 3 ou oferta dos portes de envio, entre outras) e estas não devem ser descuradas, especialmente quando se está a poupar nos gastos com material de escritório para empresas.

Por outro lado, se tiver estabelecido uma relação de confiança com um determinado fornecedor, pergunte-lhe se ele faz descontos a clientes regulares, especialmente aqueles que podem comprar em grandes quantidades.

Tenha em atenção que é importante escolher bem os fornecedores que ofereçam os preços mais competitivos do mercado, apesar disto não significar que se deva escolher sempre o preço mais barato porque, como se costuma a dizer, o barato pode sair caro.

Compre material de escritório em grandes quantidades

Apesar de estarmos a falar em poupar nos gastos, a hipótese de comprar material de escritório em grandes quantidades acaba por compensar a longo prazo. Se verificar que há um consumo elevado de um mesmo artigo, como por exemplo resmas de papel ou outro tipo de material para a sua empresa, é boa ideia que adquira várias caixas desse material. 

Além disso, as compras por “packs de produtos” oferecem descontos mais vantajosos e atrativos, o que acaba por significar uma maior poupança nos gastos com material de escritório para empresas.

Opte pelas marcas genéricas

A escolha de marcas genéricas para equipar uma empresa é uma das opções mais simples e económicas para quem procura poupar nos gastos com material de escritório. Na maioria dos casos, as diferenças de qualidade são insignificantes ou inexistentes, o que acaba por compensar bastante em relação à vertente financeira (especialmente quando se tratam de itens mais caros).

Não espere até à última para comprar material para o seu escritório

Fazer as coisas à pressa e andar sempre a correr para comprar um determinado item no último minuto é stressante e aumenta a probabilidade de fazer compras para a sua empresa por impulso.

Se verificar que um determinado material de escritório está a acabar, há duas estratégias que devem ser seguidas: reduzir ativamente a quantidade do material que esteja a usar até que seja novamente reposto ou planear um reabastecimento de emergência antes que acabe efetivamente. Assim evitará fazer compras por impulso e isso é determinante para poupar nos gastos com material de escritório.

Imprima apenas o necessário

Uma grande fatia do orçamento disponível para material de escritório de uma empresa está destinada à aquisição de resmas de papel e/ou tinteiros. Estes materiais são praticamente utilizados todos os dias e, como tal, é muito importante evitar imprimir coisas desnecessárias para redução de gastos.

Outra solução extremamente económica passa por reutilizar as folhas de papel. Dessa forma, deve usar-se a frente e o verso de uma folha de papel para um maior aproveitamento deste tipo de material.

Dê o exemplo

O exemplo vem sempre de cima.

Lembre-se que os funcionários seguem os exemplos dos seus líderes e, nessa perspetiva, é preciso que adote uma abordagem minimalista em relação ao uso dos materiais de escritório da sua empresa. Utilize apenas o que necessita e sem desperdícios e verá que essa será a cultura do futuro da sua empresa.

Se quer poupar nos gastos com material de escritório para a sua empresa, o site da Ricardo & Vaz Lda é uma excelente solução. Aqui pode encontrar todos os equipamentos e materiais de escritório essenciais para o dia-a-dia da sua empresa e ainda poupar imenso dinheiro com isso.

Separator image

Mais informações