Quais os utensílios básicos para ter na cozinha

Quando se pretende iniciar uma nova vida, saindo de casa dos pais, ou quando se pretende reformar ou dar um refrsh na cozinha, há uma dúvida que nos colocamos que é saber os utensílios de cozinha essenciais para o dia-a-dia, de forma a não termos de mais mas também termos todos aqueles que serão indispensáveis num ou noutro momento.

É lógico que tudo dependente da nossa aptidão e habilidade para a cozinha e das necessidades de cada um. Quem apenas se dedica a cozinhar as refeições diárias de forma tradicional, sem grandes laivos de chef de cozinha, não irá, com toda a certeza, sentir qualquer necessidade em ter, por exemplo, um coador específico para fios de ovos…

Por isso, vamos tentar centrar-nos apenas naqueles utensílios de cozinha que farão falta a todos, num ou noutro momento.

Utensílios Cozinha

8 Utensílios de cozinha essenciais

A principal função dos utensílios de cozinha é ajudar a preparação dos alimentos ou da sua confeção. Por isso, há 8 utensílios de cozinha que, mesmo que entenda que está a tornar-se um verdadeiro minimalista, vai necessitar.

1. Pratos, copos e talheres

Estes são os utensílios de cozinha necessários e os mais básicos, já que, pode até nem cozinhar, mas se quiser comer em casa não há como dispensar pratos, copos e talheres. Agora, a quantidade que vai precisar de cada um será sempre dependente do número de pessoas de casa. Conte sempre com mais 2, pelo menos, não vá dar-se o caso de aparecer uma visita de última hora.

2. Faca de cozinha

A faca é o objeto que está sempre em cima da bancada de trabalho, no momento de preparar qualquer refeição. É essencial que esteja sempre bem afiada para cumprir todas as suas funções. Com ela podemos cortar e picar vários alimentos.

3. Trem de cozinha

aqui falámos de como escolher o melhor trem de cozinha. No entanto, se nos focarmos apenas naqueles elementos indispensáveis para que possamos cozinhar todo o tipo de pratos, se calhar, dependendo das necessidades de cada um, haverá determinados tipos de panelas, frigideiras ou tachos que podemos descartar. Assim, em vez de ter panelas muito pequenas, por exemplo, para fazer arroz, passará a considerar-se a utilização de uma panela média para o efeito. Na verdade, numa panela média tanto se cozinha para 1 pessoa, como para 4 ou 5. Este é um tipo de análise que temos de fazer antes de comprarmos qualquer utensílio de cozinha e, neste caso, as panelas

O mesmo se diga para aquelas pessoas que não comem nada frito. Não haverá necessidade de terem uma frigideira e um grelhador. Poderão optar apenas por ter o grelhador, dispensado a frigideira.

4. Utensílios de cozinha para servir

Algumas travessas e taças são a forma de levar a refeição à mesa. Escolha tamanhos médios ou grandes e, de preferência, que possam ir ao forno, já que assim, terão dupla utilidade.

5. Tábuas de corte

A tábua de corte é um utensílio de cozinha já utilizado desde tempos imemoriais. Com a sua utilização torna-se mais fácil cortar qualquer tipo de carne, legumes, frutas e muito mais. Pode optar por diversos tipos de materiais, desde a madeira, plástico, bambu e vidro. Também neste caso, se escolher tábuas bonitas, poderão também servir à mesa, neste caso da foto, como tábua de queijos

6. Pequenos eletrodomésticos

Como utensílios de cozinha essenciais, a varinha mágica é indispensável para fazer sopa ou purés. Uma batedeira com os respetivos acessórios para fazer bolos e outras confeções e uma balança. E a máquina de café poderá ou não ser essencial, caso seja ou não um apreciador de café, mas de certeza que alguma das suas visitas vai fazer bom uso dela.

7. Colher de pau

Ainda que atualmente elas tenham tendência a desaparecer, o facto é que a designação se mantém habitualmente como “colher de pau”, ainda que seja feita de silicone ou bambu. Na verdade, este tipo de material é uma excelente escolha quando se trata do uso em panelas ou frigideiras antiaderente, uma vez que quer o silicone quer o bambu não danificam o fundo antiaderente.

8. Chávenas de chá e café

Por fim, não poderiam ficar de forma da lista dos utensílios de cozinha essenciais chávenas para chá e café, tão necessários na hora do pequeno-almoço.

No início de uma nova vida ou, pelo contrário, se pretende descarta alguns dos objetos da sua cozinha, não se esqueça de estabelecer prioridades dando primazia aos itens de utilidade básica e, em seguida, passar para os outros utensílios de cozinha. Quando entramos numa loja de utensílios de cozinha e nos deparamos com os mais variados itens, são tantas as possibilidades de escolha que ficamos deslumbrados e deixamos de nos focar no que é verdadeiramente essencial, acabando por adquirir coisas por impulso, apercebendo-nos, mais tarde, que são desnecessárias.

Por isso, é essencial ter uma lista que auxilie na compra dos utensílios de cozinha de maior importância.

Agora que já conhece algumas ideias para montar a sua cozinha com os utensílios de cozinha indispensáveis, visite a loja online da Ricardo & Vaz para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com

Separator image

Mais informações