Qual o suporte de televisão certo para as suas necessidades?

Televisão (do grego tele – distante e do latim visione – visão) é um sistema eletrónico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão num aparelho – o televisor – que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode também receber a designação de aparelho de televisão. As câmaras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos converte-as novamente em imagem e som.

Escolher um suporte para TV certo para o espaço onde se vai colocar pode ser uma tarefa simples, mas, antes disso, será essencial conhecer as principais diferenças e vantagens de cada um dos tipos de suportes de TV existentes, por forma a fazer uma compra segura e adequada às suas necessidades.

Os suportes para TV são excelentes para libertar espaço sobre os móveis, decorar o próprio espaço onde vai ser colocado dando-lhe um ar sofisticado e moderno.

Entre os modelos disponíveis no mercado, podemos citar 5 grandes categorias de suportes, cada tem com uma funcionalidade específica:

Articulados

Fixos de parede

Inclináveis

Teto

Chão

Para o podermos ajudar a conhecer as características de cada um dos tipos de suporte de TV, infra referimos as características e funcionalidades de cada um deles.

1. Suporte de TV articulado

O suporte de TV articulado foi concebido para permitir que a televisão seja orientada em todas as direções com segurança e robustez. Permite o acesso à parte de trás do aparelho de televisão, facilitando o acesso às ligações de áudio, vídeo e energia. Desta forma é possível que tudo fique organizado, deixando-o com uma ar arrumado, moderno, mais sofisticado e acima de tudo seguro.

É o suporte de TV ideal para ambientes com várias funcionalidades onde possa ser necessário ganhar espaço, como é o caso de apartamentos onde a sala de jantar e de estar estão juntas, ou em receções de empresas e escritórios. A principal vantagem de um suporte de TV articulado é o Full Motion, ou seja, a função que permite afastar e aproximar a televisão da parede, incliná-la para baixo e permitir girar para os lados.

Alguns suportes TV articulados permitem reduzir a distância da parede quando estão recolhidos, ficando, basicamente, igual à distância de um suporte fixo tradicional e, além disso, os cabos ficam organizados por forma a ficarem escondidos.

Suportes TV M Universal Flexarm Pro 125

Os suportes para TV articulados são ideais para usar em todos os locais em que preferencialmente se veja televisão sentado, uma vez que, a possibilidade de ajustar em diversas direções e inclinações, permite evitar reflexos e direcionar o aparelho para múltiplos ambientes.

2. Suportes de TV fixos na parede

O suporte para TV fixo na parede ode permitir que se deixe uma pequena distância entre a parede e o aparelho de televisão. É muito fácil e rápido de instalar, possui uma praticidade elevada e integra-se total no ambiente.

Com um suporte de TV de tipo ultraslim, o aparelho de televisão fica discreto, quase acabando por tornar numa obra de arte na parede. O aspeto fica moderno e muito organizado, sem fios à mostra.

Uma das maiores vantagens desse modelo de suporte para TV é a libertação de espaço no aparador ou na estante da sala, deixando-o livre para colocar mais elementos de decoração.

Os suportes de TV fixos na parede são simples de instalar, mas tenha sempre em atenção a sua qualidade, por forma a conseguir suportar o peso do aparelho, dando um bom acabamento.

3. Suporte de TV inclinável

Os tipos de suporte para TV inclináveis foram concebidos para preencher duas características principais: a eliminação de reflexos na tela da televisão e o seu posicionamento em pontos mais altos.

Por um lado, inclinando o aparelho de televisão para baixo reduzem-se os reflexos de luzes, por outro, ajustando o grau desejado melhora-se o campo de visão. Ao usar-se no quarto, aumenta-se o grau de relaxamento ao tornar possível assistir ver televisão deitado.

São também indicados para lojas comerciais, habitualmente para instalar em posições mais elevadas da parede, facilitando a observação de quem está perto ou longe. A inclinação do aparelho para baixo evita ainda os reflexos e melhora o campo de visão dos clientes.

Para ajustar a inclinação do suporte de TV não há necessidade de usar chaves de fendas, bastando ajustar manualmente a posição pretendida.

Uma dica para quem quer ver televisão no quarto deitado na cama, o suporte de TV inclinável é a melhor opção, uma vez que a linha dos olhos aponta para cima na posição deitado, é muito mais confortável posicionar o aparelho mais alto na parede.

4. Suporte de TV de teto

Os suportes de TV de teto geralmente são usados nos casos onde há possibilidade de ser necessário que a televisão seja visualizada em mais do que um ambiente. Os modelos mais utilizados são aqueles em que é possível rodar 360 graus. A rotação é feita, normalmente, posicionando a televisão com a mão. São os mais requisitados pela facilidade de uso.

Os modelos ideais são os que possuem ajuste de altura através de tubos telescópicos, uma vez que é possível fazer a passagem interna dos fios de áudio/vídeo e energia, organizando-os e deixando o ambiente sem fios à vista e mais seguro.

Os melhores suportes de TV para o teto possuem uma inclinação até 30 graus, para que lhe seja possível ajustar o campo de visão, eliminando reflexos e direcionando a televisão por forma a ter mais conforto ao assistir.

O suporte de TV para teto é indicado para ambientes onde a fixação na parede não é possível., mas, essencialmente, onde se pretende que seja possível visualizar a televisão em qualquer ângulo dos 360 graus. Com isso, ganha-se em recursos para ampliar a versatilidade do suporte.

5. Suporte de TV no chão

Os suportes para TV de chão são modelos utilizados essencialmente para uso profissional. Com várias funcionalidades e itens de segurança, permitem uma maior flexibilidade na utilização em salas de reuniões, salas de aulas ou de videoconferências, uso em universidades e escolas em modo geral. São muito versáteis.

Têm rodas para que seja possível a sua movimentação e para serem deslocados em segurança. Os travões nas rodas tornam-nos um suporte de TV mais seguro e fixam-nos para evitar movimentos.

Com a televisão e equipamentos instalados no suporte de TV é necessário verificar se possui passagem interna para os cabos, uma vez que a ligação entre vários aparelhos é comum e isso faz com que acabe por haver vários fios espalhados pela sala. Organizá-los, além de seguro, é esteticamente mais agradável à vista.

A escolha certa de um suporte para TV é essencial para dar aquele ar mais sofisticado ao seu ambiente, seja ele um quarto, uma sala, uma receção comercial ou uma sala de reunião.

Invista em produtos qualidade que lhe darão total segurança, evitando acidentes e prejuízos. Agora que já conhece algumas ideias de como escolher o melhor suporte de TV que melhor se adeque às suas necessidades, visite a loja online da Ricardo & Vaz para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com