Tipos de mesas de reunião mais usadas nas empresas

A sala de reuniões é o local da empresa que é utilizado para receber clientes ou fornecedores, para realizar sessões de trabalho internas ou externas e até para entrevistar candidatos a uma eventual vaga de emprego, entre outras opções. No entanto, é à mesa e sobre uma mesa de reuniões que se tomam as decisões mais importantes.

Conheça os tipos de mesas de reunião mais usadas nas empresas e escolha aquela que melhor se adequa ao seu negócio.

Tipos de mesas de reunião existentes no mercado

Atualmente há vários tipos de mesas de reunião no mercado, como as mesas retangulares, mesas redondas, mesas quadradas, mesas ovais, entre outros formatos específicos. Porém, todas elas têm características únicas e distintivas e transmitem uma mensagem diferente. São elas:

Mesas de reunião retangulares

As mesas de reunião retangulares destacam-se das demais pela sua funcionalidade e, à conta disso, são a opção clássica para a decoração de uma sala de reuniões.

Este tipo de mesa transmite uma posição de hierarquia e de poder porque destaca as pessoas que se situam no topo da mesa (normalmente o líder – CEO da empresa). A pessoa que se situa nesta posição consegue ver toda a gente que está presente e à volta da mesa de reuniões e isso permite-lhe afirmar a sua autoridade.

É por esta razão que as mesas de reunião retangulares são tão usadas em salas de reuniões de direção.

Mesas de reunião redondas

As mesas de reunião redondas estimulam a colaboração dos trabalhadores de uma empresa e não uma hierarquia. Nesta mesa, não há um líder supremo óbvio, portanto, não há uma pessoa a exercer mais poder ou autoridade que outra.

Este tipo de mesa de reuniões apresenta um aspeto descontraído, uma vez que permite a interação e a visibilidade de todos os participantes. Ela é ideal para ambientes de trabalho colaborativos e para a realização de reuniões de equipa, uma vez que promove um objetivo comum.

Por outro lado, a sua utilização também pode significar que é mais difícil chegar a uma decisão clara já que as mesas redondas desestimulam a liderança.

Mesas de reunião quadradas

As mesas de reunião quadradas são muito práticas porque podem ser usadas em qualquer ambiente de trabalho de uma empresa. No entanto, na maioria das vezes, são utilizadas em espaços menores e onde não circulem muitas pessoas.

Este tipo de mesa para reuniões é, sem dúvida, uma excelente opção para as pequenas e médias empresas que estão a começar a sua atividade no mercado, independentemente da área em que se encontrem. Normalmente, não têm muitos funcionários nos seus quadros e têm um espaço de trabalho muito reduzido, motivo pelo qual o mobiliário de escritório não pode ser muito expansivo.

Mesas de reunião ovais

As mesas de reunião ovais tendem a criar um ambiente com zonas diferentes de comunicação. É natural que na extremidade de uma mesa oval se esteja a falar de um determinado tema e na direção oposta a conversa seja completamente diferente.

Neste tipo de mesa de reuniões a comunicação entre todos torna-se mais difícil, mas é uma ótima solução para que os vários grupos de trabalho se dediquem às suas tarefas, sem comprometer o bem-estar geral dos restantes participantes.

Agora que já conhece os tipos de mesas de reunião mais usadas nas empresas, chegou a altura de escolher a sua ao optar pelos artigos de qualidade existentes na loja online da Ricardo & Vaz.

Visite o website www.ricardoevaz.com e encontre todos os equipamentos essenciais para o dia-a-dia da sua empresa.

Separator image

Mais informações