Utilidades de um quadro de giz

O quadro de giz constitui uma das plataformas didáticas mais antigas relacionadas à troca de conhecimentos em salas de aula. Durante muito tempo, foi o único recurso visual que ilustrava as explicações dos professores. Entretanto surgiram outras opções como o quadro branco, mas que não tornam o quadro a giz obsoleto. Conheça algumas das utilidades de um quadro de giz.

O avanço da tecnologia é cada vez maior e existem vários itens que vão sendo substituídos no nosso dia-a-dia. O mesmo aconteceu com o quadro de giz nas salas de aula que tem sido substituído por quadros brancos com marcadores apagáveis ou datashows com projeção multimédia. No entanto, os quadros a giz são objetos clássicos e a sua utilidade vai muito além das salas de aula.

Porque usar um quadro de giz?

O quadro de giz tem como função a troca de conhecimentos. Oferece agilidade, funcionalidade, organização e, principalmente, auxílio na elaboração de objetivos ou planeamentos mensais e diários para que, por exemplo, os funcionários compreendam o que deve ser feito durante a jornada laboral. Escolha um local onde o quadro fique acessível a todos os funcionários da empresa para que possam ser efetuadas as alterações necessárias por parte de todos os envolvidos. Um quadro a giz dinamiza as reuniões e oferece uma experiência diferente.

Esta utilidade do quadro a giz aplica-se, também, ao dia-a-dia de casa. O uso deste quadro para deixar recados ou enumerar uma lista de compras, torna estas pequenas tarefas mais dinâmicas e divertidas.

Quadro de giz
Quadro Preto – Combinável SkinChalkBoard

Dicas para utilizar um quadro de giz de forma eficaz

O quadro de giz pode obedecer a propósitos diferentes, dependendo do objetivo em questão. Veja alguns exemplos para utilizar um quadro de giz de forma eficaz:

  • Utilize o quadro como lembrete de datas, metas e objetivos a serem alcançados;
  • Coloque o quadro num ponto estratégico, de forma a facilitar a sua visualização por parte de todos;
  • Faça uso das cores para criar esquemas ou tópicos que auxiliem a rápida compreensão do que está no quadro;
  • Use o quadro para interagir com os colaboradores da empresa e incentive-os a participar;
  • Otimize o quadro com o uso de notas aderentes, réguas, esquadros entre outros utensílios de forma a torná-lo numa ferramenta visual mais apelativa.
Quadro de giz
Conjunto de Acessórios para Quadro a Giz Faibo

Embora seja uma plataforma didática muito antiga, o quadro de giz é um recurso visual que está longe de cair em desuso. A sua utilidade, o seu dinamismo, a interação que oferece e o seu simbolismo fazem deste uma mais-valia.

Na Ricardo e Vaz encontra diferentes opções de quadros de giz para os propósitos que desejar. Veja mais em www.ricardoevaz.com.

Separator image

Mais informações